Esse artigo foi escrito por um estudante de segurança online e gentilmente cedido ao site O Estado dos Tapajós para benefício dos leitores.
Conforme a tecnologia de armazenamento de dados evolui, é importante manter-se atualizado a respeito das melhores tendências e inovações que possam resultar em benefícios para seu negócio. Um dos recursos que tem mudado paradigmas é justamente a tecnologia SSD (solid state drive), que chegou para substituir os antigos HDs, e atualmente já está sendo utilizada em servidores online.
As velocidades de gravação e escrita de um SSD são muito superiores aos HDs, com valores atuais chegando a patamares de 4 GB/s de transmissão. Para servidores de websites, isso representa um ganho de performance ótimo para o cliente final, cujas requisições ao servidor ficam mais rapidamente gerenciadas. A implementação da tecnologia 5G fará com que a velocidade da internet atinja patamares muito elevados, fazendo com que – basicamente – o gargalo de latência seja as velocidades de leitura e escrita dos servidores. Por isso é importante – desde já – analisar a opção de hospedagem dedicada, em especial servidores dedicados Linux com SSD e SSL.
Já abordamos a vantagem do SSD, faltou explanar os certificados SSL. Abreviado do termo “Secure Socket Layer” o padrão SSL foi desenvolvido pela Netscape em 1994. Basicamente essa camada segura cria um canal direto criptografado entre um servidor web e um browser (navegador de internet) para estabelecer uma transmissão sigilosa dos dados que trafegam pela internet. Qualquer empresa que utilize o padrão SSL precisa ativá-lo informando os dados do site (como URL) e da empresa (como a Razão Social). A partir disso, duas chaves criptográficas são criadas, uma pública (public key) e outra privada (private key). A chave que será transmitida abertamente na web será a chave pública, sendo endereçada na Certificate Signing Request (CSR). É de fundamental importância que um serviço de hospedagem forneça a opção de SSL para garantir a segurança de ambos usuários do website como proprietário do mesmo. Uma evolução dessa tecnologia é o padrão TLS, que ainda é um pouco mais raro de se encontrar, porém mais poderoso e eficaz. A camada TLS atua entre o TCP/IP e os protocolos HTTP/FTP/SMTP, conforme ilustra a figura abaixo:
Infelizmente, mesmo após tantos avanços para a segurança e velocidade dos dados que trafegam na internet, muitos websites continuam desprotegidos utilizando tecnologias ultrapassadas. O trade-off entre preço e qualidade do serviço não pode ser subestimado. É sabido que servidores dedicados são mais caros do que VPS ou ainda hospedagens compartilhadas, porém não somente esses servidores conseguem lidar com uma carga muito maior de largura de banda, como também podem fornecer uma experiência para o usuário muito superior. Uma pesquisa cuidadosa de mercado pode evidenciar boas oportunidades de evolução na entrega para seu portal de informações online; portanto, analise cuidadosamente.